O nome palete deriva da palavra de origem inglesa “pallet”, são estrados de madeira com a finalidade de servir na movimentação de cargas como elemento de otimização logística.
A utilização de paletes facilita o trabalho através do uso de empilhadeiras, diminuindo sobremaneira o número de mão-de-obra, economizando tempo nas etapas de carregamento e descarregamento de mercadorias.
Os paletes oferecem muitas outras vantagens como racionalização dos espaços de estocagem, diminuição dos danos em produtos, possibilidade de melhor utilização dos espaços verticais e principalmente a redução dos custos de homem/hora. Os paletes confeccionados com madeira de eucalipto atendem perfeitamente as necessidades dos consumidores, oferecendo toda a segurança necessária tanto para armazenagem quanto para o transporte de mercadorias.
A Medida fitossanitária garante a eliminação de quaisquer pragas quarentenárias que possam existir na madeira, a medida é exigida no trânsito internacional de mercadorias.
Tratamento Térmico (HT): embalagens de madeira, seus suportes e material de acomodação são submetidos a um aquecimento progressivo, segundo uma curva de tempo/ temperatura, mediante o qual o centro da madeira alcançará uma temperatura de 56º C, durante um período mínimo de 30(trinta) minutos.